terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

The Help- As serviçais






As serviçais é um filme muito cativante, emocionante e esclarecedor. Esta obra do cinema retrata a realidade social americana dos anos 60. Foca-se no racismo e no modo como as serviçais (que eram de raça negra) eram encaradas pela sociedade e o modo como esta as tratava/usava. Apesar de estes comportamentos serem conhecidos por toda a gente (quer a comunidade afro-americana que sentia os maus tratos sociais  e psicológicos na pele por uma abordagem dominante por parte da comunidade de raça branca) nada era feito para alterar este comportamento inaceitável. Tal devia-se ao facto de, estas atitudes estarem enraizadas e de serem aceites como certas pela comunidade branca. Porém, isto estava prestes a mudar! A atitude de uma mulher branca moderna, ao recolher testemunhos das serviçais e a posterior publicação deste em livro mostra como simples gestos podem, por vezes, contribuir e muito, para alterar algo que não está certo!
Aqui está o trailer:



Anonymous



Este filme explora a hipótese de William Shakespeare, tal como o conhecemos, ser uma fraude. De acordo com o filme, Shakespeare não sabia sequer escrever e era uma espécie de testa de ferro,ou melhor, as peças assinadas por Shakespeare teriam sido escritas pelo Conde de Oxford Edward de Vere. 
A peça de cinema retrata toda a trama política da época do reinado de Elisabeth e aborda também o motivo pelo qual o verdadeiro autor não poderia assinar as suas obras.
Apesar de a trama ser interessante e de o filme aparentemente representar uma teoria que apresentada desta forma pode, na primeira impressão, convencer o espectador. Esta mesma teoria caí por terra quando analisada em profundidade, visto que para além de carecer de fundamentos históricos contém algumas incongruências. Ora vejamos algumas delas:
  • Se WS era iletrado como seria possível que conseguisse ser o director da peça e como seria possível conseguir ensaiar o seu elenco?
  • De acordo com o filme o verdadeiro autor das peças teria sido em tempos o verdadeiro amor da rainha, quando se sabe que esse papel na vida real era de Lord Robert Dudley;
  • A rainha Elisabeth ficou conhecida como a rainha virgem e neste filme ela tem pelo menos dois filhos bastardos, um dos quais é conhecido como tal por toda a nobreza e povo;
  • etc..
Deixo também o trailer do filme:





Coco Chanel


 Existem várias obras literárias sobre a vida de Coco Chanel, mas esta foi a primeira que li. Neste livro, Cristina Sánchez-Andrade descreve sob a forma de romance a vida da famosa estilista misturando factos verídicos com alguma ficção. Trata-se de uma obra abrangente que permite ao leitor ficar com uma ideia sobre quem foi Coco, bem como do seu vasto legado de moda que deixou à humanidade e o porquê das ideias desta visionária ainda estarem presentes nos dias de hoje. Contudo, o modo como a ficção é conjugada com a realidade nem sempre atinge pontos de interesse, visto a obra torna-se um pouso enfadonha em alguns capítulos cuja forma de apresentar a obra nem sempre ganha o maior interesse. Mas de uma forma geral, a história encontra-se bem estruturada, com um seguimento adequado.

Efectivamente também existe um filme sobre a vida de Coco, porém este não é tão completo como o livro a cima mencionado, saltando alguns aspectos relevantes da vida da protagonista. Porém, penso que também era esse o propósito, ou seja, retratar a vida de Coco até ao momento em que se tornou na estilista famosa.
Aqui fica o respectivo trailer:




Revenge






 A série mostra-se cativante, empolgante, interessante, cheia de mistério e intriga que a torna agradável de seguir. Esta aborda a história pessoal de Emily, ou deverei dizer Amanda? Ao longo de vários episódios somos enquadrados em como o pai da protagonista foi acusado e incriminado injustamente, tendo isso resultado em fortes repercussões na vida pessoal de Amanda. Todos os que eram amigos e conhecidos de David (pai de Amanda) , ou melhor, faziam-se de seus amigos traíram-no e abandonaram-no, enriquecendo e ganhando estatuto social às custas da sua infelicidade. Como tal, Amanda dedicou a sua vida a estudar estas personagens malignas e regressa a esse "ninho de cobras" com uma nova identidade, Emily, tendo como objectivo vingar-se de cada uma das personagens que contribuíram para destruir David.
Nesta série a vingança é um prato que se serve muito frio!
Aqui fica o trailer:



Era uma vez


Esta série é dedicada aos amantes da fantasia e das histórias de encantar. Nesta  todas as personagens dos contos de fadas que conhecemos desde crianças encontram-se presas numa cidade dos nossos tempos, desconhecendo a sua própria identidade, vítimas de uma maldição da "madrasta malvada" da Branca de Neve. Esta é a única personagem que conhece a verdade e que faz de todos os possíveis para que a sua maldição perdure e para que as restantes personagens continuem infelizes e na ignorância.
 Contudo, todas as maldições podem ser quebradas! E neste caso específico essa árdua tarefa fica ao encargo de Ema (filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado) que com a ajuda do seu filho, Henry, tentam quebrar a maldição.
Assim, em cada episódio é revelado ao espectador  detalhes da vida de cada personagem que desconhecemos, como por exemplo como e porque é que o Grilo é a consciência de Gepeto.
Revela-se uma série interessante, cativante, diferente e única no sentido de pôr em causa os alicerces da personalidade de cada personagem de fantasia que conhecemos!
Aqui fica o trailer:



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Organismos geneticamente modificados - OGM

A polémica em torno deste tema:

 Mas afinal o que são Organismos geneticamente modificados?

OGM são organismos cujo seu material genético (DNA/RNA)  foi modificado por engenharia genética, de um modo artificial. Este modo não envolve o cruzamento natural e/ou a recombinação natural, mas sim o recurso a técnicas de biotecnologia. Desta forma, os organismos são manipulados de modo a favorecer as características desejadas pelo homem, sofrendo alterações no seu genoma.


 Como são avaliados estes géneros alimentares?

 Os OGM com fins de alimentação são avaliados segundo o regulamento da Comunidade Europeia. Assim, após serem submetidos ao processo de avaliação e de a sua comercialização ser aprovada, são devidamente rotulados e colocados no mercado. Estes géneros alimentares ao serem autorizados são isentos de:
  • Efeitos nocivos para a saúde humana, animal e/ou ambiental;
  • Induzir o consumidor em erro;
  • Diferir de forma considerável dos géneros alimentícios que se destinam a substituir que o seu consumo normal possa implicar, em termos nutritivos, uma desvantagem para o consumidor.
  Para mais informações veja:  http://www.gpp.pt/RegAlimentar/OGM.html

Quais os potenciais riscos dos OGM?
  •  Desconhecem-se as eventuais consequências a longo prazo;
Para além deste tópico existem muitas outras questões que se têm levantado, e como exemplo delas deixo aqui uma entrevista sequenciada a Jeffrey Smith, um crítico do tema:





 Quais os benefícios dos OGM?
  • Aumento da produtividade;
  • Maior resistência dos OGM a pragas;
  • Diminuição do uso de fertelizantes;
  • Melhoria da qualidade da produção;
  • Maior riqueza nutricional das produções;
  • Diminuição dos custos de produção.

 

Agricultura biológica



 Em que consiste?

Trata-se de um sistema agrícola que tem como objectivo proporcionar o consumo de alimentos frescos, saborosos e autênticos, atravéz da agricultura, ao mesmo tempo que respeita os ciclos de vida naturais.

 Para que tal seja possível, a agricultura biológica baseia-se em princípios que visam minimizar o impacto humano no ambiente e garantir que este sistema agrícola decorre da forma mais natural possível. Assim, estes princípios são:
  • Ausência de produtos/organismos geneticamente modificados;
  • Práticas de produção animal adequadas/equilibradas a cada espécie;
  •  Selecção das espécies animais e vegetais concordantes com as condições locais, bem como resistentes a doenças/pragas que predominem na região;
  •  A criação dos animais deve ser feita em liberdade, ao ar livre, e a alimentação destes deve basear-se unicamente em produtos cultivados pelo sistema de agricultura biológica;
  •  Os recursos locais têm de ser aproveitados, como por exemplo a prática de rotação de culturas e o uso de estrume como fertilizante;
  •  Limites muito restritos ao uso de pesticidas, fertilizantes sintéticos, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, e outro tipo de produtos.

Como "escoar" os produtos da agricultura biológica- cadeia de abastecimento?

A agricultura biológica é parte integrante de uma cadeia de abastecimento maior. Esta incluí os sectores de transformação, distribuição e revenda, e por último, o próprio consumidor. Cada elemento desta cadeia desempenha um papel importante na geração de benefícios através de uma larga panóplia de áreas, incluindo:


Este sistema agrícola encontra-se em crescimento! Ora em1993, Portugal tinha cerca de 3 mil hectares de área de cultivo biológico mas este valor subiu para mais de 233 mil hectares, segundo dados da UE, em 2007.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Porque se chamam Dinossauros?



Richard Owen (1804-1892), um paleontologista britânico encontrou em escavações esqueletos feitos fósseis de répteis gigantes, no sul de Inglaterra e foi o primeiro a denominar o grupo de répteis gigantes de dinossauros. Esta palavra era sinónimo de Lagarto terrível e Owen denominou-ou assim, visto que até metade do século XX a comunidade científica classifica estes repteis gigantes  como desprovidos de inteligência, lentos e com sangue-frio.


Embora mais tarde, na segunda metade do século XX, este mito de lagartos tenha sido corrigido pela mesma comunidade. Assim, sabe-se que os dinossauros são um grupo separado dos répteis, com postura erecta, activos e metabolismo elevado, distintos dos lagartos.






The Ides of March




Trata-se de um filme muito competente, cativante e interessante que esboça uma crítica aos jogos sujos que decorrem nos bastidores das campanhas eleitorais, onde a sede pelo poder fala, por fezes, mais alto que a honestidade e a competência.
Em destaque o desempenho de Ryan Gosling.
Durante 101 minutos, o expectador é confrontado com os últimos dias que antecedem as eleições primárias em Ohio, em que um assessor de imprensa se vê envolvido num escândalo político que pode por em causa a vitória do candidato que representa.
Aqui fica o trailer:



Os Descendentes




Após um acidente de barco, que deixa a esposa em coma, Matt King, é obrigado a assumir as rédeas da família bem a transitar de pai ausente para chefe de família presente na educação das suas duas filhas menores. Enquanto isso, este advogado, que é descendente de uma família de reis, é responsável por administrar a venda das terras herdadas pela sua família, tentando alcançar um consenso com os seus restantes familiares sobre o valor e o comprador.
Enquanto tudo isto se desenrola, Matt aproveita para fazer uma reflexão acerca do seu papel ausente na família e começa por pensar que tudo isso tem de mudar fazendo pequenas alterações e tendo como objectivo final salvar o seu casamento assim que a sua esposa se recuperar. Só que entretanto é confrontado com uma relação extra-conjugal da sua esposa antes do acidente.
O filme acompanha esta jornada dramática que para muitos revela o melhor desempenho de George Clooney, mas a minha opinião não é concordante. Considero um filme competente que permite reflectir sobre as nossas acções e sobre o facto de, em muitos casos, só nos apercebermos das mesmas após algo sério como um acidente. Porém discordo que o desempenho de GC tenha sido excepcional. Aliás não sei se a qualidade de desempenho não será inferior àquela que Liam Neeson fez num filme cujo papel apresenta algumas  semelhanças: The Other Man.
Aqui fica o trailer:




what's your number?





A protagonista entra em pânico após fazer um teste que lhe diz que as mulheres que dormiram com mais de 20 homens já não casam. Como o seu número de parceiros sexuais é de 19, Ally  resolve fazer uma lista de todos os seus ex de modo a reencontrá-los pois está convicta que um deles é o tal. Para esta tarefa conta com a ajuda do seu vizinho.
Ao longo desta árdua tarefa Ally descobre a essência de estar apaixonada, percebe que para isso basta apenas ser ela própria e não necessita de se esforçar para ser alguém que o tal deseja que ela seja.
Trata-se de uma comédia romântica  ligeira que promete deixar a audiência bem disposta. Aqui fica o trailer:




True Blood



Esta série é baseada na saga literária com o mesmo nome de Charlaine Harris.

Os Japoneses conseguiram produzir sangue sintético: True Blood, tornando desta forma os vampiros seres inofensivos para a humanidade, visto já não necessitarem de se alimentarem de humanos. O que despoleta uma revolução social em que os vampiros deixam de ser um mito e a sua existência passa a ser assumida abertamente, sendo mesmo considerados cidadãos, vivendo em harmonia com os restantes elementos da humanidade. Porém, os humanos não são muito do agrado desta nova realidade.
A personagem central é Sookie, uma telepata que trabalha como empregada no snack bar da zona, que se apaixona pelo vampiro Bill.
Os acontecimentos da série são relativamente fiéis à criadora da obra de sangue fresco, correspondendo cada temporada a um livro (volume) da obra em questão. Contudo, algumas personagens são acrescentadas e alguns detalhes alterados conferindo ainda mais acção, mistério e episódios sobrenaturais que Charlaine Harris escreveu.
Esta série conta com inúmeras reacções positivas por parte da crítica bem como vários prémios incluindo um Globo de Ouro, um Emmy e quatro Satellite Awards.

Aqui fica o trailer:




Saga de Sangue Fresco de Charlaine Harris


Os vários volumes que constituem a colecção desta saga contam capítulos da vida de Sookie, uma telepata, cuja sociedade em que vive assistiu a uma grande revolução: os vampiros deixaram de ser um mito e vivem oficialmente entre humanos, sendo reconhecidos como cidadãos.  A protagonista acaba por se envolver romanticamente com um vampiro o que a transporta para a convivência com esses novos cidadãos. Para além disso, a típica calma e pequena localidade em que Sookie reside caracterizava-se pela pacatez e sossego que se encontra prestes a mudar! Ao longo dos vários volumes o leitor é deparado com vários assassinatos em série envoltos em mistério, bem como com outros episódios enigmáticos repletos de personagens e acontecimentos sobrenaturais que variam de metamorfos, fadas, lobisomens entre outros!
Esta saga é cativante e tem o poder de prender o leitor às suas páginas, visto que os acontecimentos que são relatados estimulam a curiosidade e a sede do leitor por descobrir a solução dos mistérios.
Esta obra foi adaptada para uma série com o mesmo nome:



Os Homens que Odeiam Mulheres de Steig Larsson



Um obra muito interessante, bem estruturada, com uma boa caracterização e cativante. Apesar de fazer parte de uma trilogia, este livro tem um princípio, meio e fim.
No primeiro volume da trilogia Millennium, o autor apresenta um Thriller policial enigmático protagonizado por Mikael Blomkvist, jornalista competente e apaixonado pela profissão, que após ter problemas com a justiça é contratado por um empresário magnata para descobrir o que aconteceu à sua sobrinha há cerca de 40 anos atrás. Assim, Mikael alia esforços com uma hacker dotada e juntos descobrem um perigoso serial killer, bem como muita roupa suja da família do magnata, algumas destas descobertas eram impensáveis para muitas das personagens criadas.
Apesar de as primeiras páginas poderem ser um pouco enfadonhas as que se seguem conseguem cativar fortemente o leitor para uma sequência de episódios insólitos, inesperados marcados pelo mistério e alguma violência.
Stieg Larsson retrata-nos personagens improváveis mas bem delineadas que juntas conseguem concretizar o objectivo a que se propõem.
Esta obra já conta com duas adaptações cinematográficas, aqui ficam os trailers:










Amei-te em Copacabana de Francisco Salgueiro


Esta obra, relatada na primeira pessoa, aborda a história pessoal de Pedro que apesar de ser 
profissionalmente bem sucedido, as suas relações amorosas carecem e muito de equilíbrio. Desta forma, o protagonista embarca numa viagem de descobrimento do seu próprio eu, com a ajuda de um psicanalista, que lhe permite descobrir muito sobre ele próprio que Pedro não considerável ser possível. 
Trata-se de um romance interessante, em que a construção das personagens é bem estruturada e a história vai decorrendo com naturalidade, tornando-se cativante. Contudo o fim da mesma carece de elaboração, dando a sensação ao leitor que mais poderia ter sido acrescentado de forma a que o título da obra tivesse ainda mais mérito.



Saga Luz e Escuridão



Esta colecção de livros escrita por Stephenie Meyer retrata um amor platónico entre uma adolescente e um vampiro centenário através de um linguagem corrente e muito simples. A construção das personagens deixa muito a desejar pois os seus comportamentos nem sempre são concordantes com os traços de personalidade que a autora lhes confere. 
O desenrolar da história pode ser comparado a um argumento de telenovela com personagens sobrenaturais como o caso dos vampiros e lobisomens que permanecem como mito na sociedade apesar de viverem entre humanos, mantendo a sua verdadeira identidade desconhecida. Contudo, o ponto forte deste enredo consiste em criar uma história cujos alicerces residem na essência dos vulgos contos de fada para crianças, só que neste caso centra-se em adolescentes. Ora vejamos, a história trás uma visão mais esperançosa e optimista do que a realidade. Neste enredo, uma adolescente recém chegada, que não possuí qualquer característica que a torne especial ou que a destaque das outras adolescentes (tímida; a sua inteligência não é acima da média; não tem jeito para desporto; não tem nenhum hobbie; não é bela nem popular,...). Em suma, Bella é a típica rapariga que passaria completamente indiferente a tudo e a todos no secundário. Porém, a autora torna esta personagem o alvo de interesse romântico de pelo menos três outras personagens, incluindo o vampiro mais desejado por todas as outras adolescentes do liceu e às quais este nunca tinha dado a menor importância. Então, este mesmo  vampiro centenário vive com Bella, a rapariga desinteressante, uma história de amor semelhante às retratadas nas histórias infantis dos príncipes e princesas.
Toda esta dose de "romantismo" aliada a uma boa dose de vampiros e lobisomens bonzinhos (visto que habitualmente são retratados como arqui-inimigos dos humanos) constituí um produto final adoravél para qualquer adolescente ou pré-adolescente e adultos fãs de literatura relacionada com o tema.

Cada  um dos volumes foi adaptado para filme, cujo nome é idêntico ao título de cada volume. Aqui ficam os traillers:
  • Crepúsculo

  • Lua Nova

  • Eclipse

  • Amanhecer (este dividiu-se em 2 filmes: parte 1 e parte 2)

  

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Hiato Televisivo


O hiato televisivo é considerado pelos amantes de séries de televisão como um dos piores pesadelos. Normalmente cada episódio de uma temporada da respectiva série televisiva que acompanhamos é lançado uma vez por semana. Porém, acontece, principalmente na altura do Natal, a interrupção da transmissão da série que acompanhamos por um tempo considerável de tempo (por vezes chega a ser igual ou superior a um mês) o que não é agradável para os fãs da série! Pois bem, esta dita interrupção denomina-se de hiato televisivo! Tal não acontece para entristecer os respectivos fãs mas sim porque cada episódio com cerca de 40 minutos costuma demorar entre 10 a 12 dias a gravar. E reparem que a emissão dos mesmos é feita com um pequeno intervalo de 7 dias! Logo, chega a uma altura que a emissão que tem ser temporariamente interrompida para que se possam gravar mais episódios para serem emitidos.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Homem de São Petersburgo de Kent Follet


Esta obra literária é apresentada como uma aliciante trama política repleta de acção que promete cativar o leitor. Contudo, sou obrigada a discordar desta descrição da obra! Apesar de admirar a obra deste autor, esta obra fica aquém do que este nos tem habituado. 
 Apesar de O Homem de São Petersburgo aborda de facto uma trama policial histórica cuja a história central deste livro não passa de um romance impossível simples, pouco original e já muito utilizado por vários escritores ao longo dos anos. Apesar de o enredo estar bem estruturado, carece de interesse e a componente romântica é "disfarçada" ou melhorada, se preferirem, enriquecida com a abordagem a questões do movimento feminista, dos direitos das mulheres, as assimetrias sociais e com algumas questões Histórias. Só que tais assuntos mostram-se impotentes para destruir a previsível trama cujo final não se pode classificar como o oposto a surpreendente.
Porém não deixem de ler, nem que seja para formularem opostas a esta que acabei de exprimir, caso seja essa a vossa convicção ou em caso contrário para concordarem comigo.

Castração voluntária de aranhas macho




 Recentemente foi publicado um estudo cientifico que revela que algumas espécies de aranhas machos castram-se de forma voluntária durante o acto sexual.  Este comportamento tem os seguintes objectivos:
  • Aumentar a probabilidade de procriação;
  • Impedir que a aranha fêmea acasale  e/ou reproduza, de futuro, com outros machos;
  • Promover uma fuga do marcho mais eficaz e rápida, de forma a evitar o destino da morte (as aranhas fêmeas, após o acto sexual, comem a aranha macho).