sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vegetarianismo



 Vegetarianismo tem origem latina de Vegetare , cujo significado consiste em animar, dar vida. Actualmente é associado a um género de alimentação/ dieta alimentar que exclui qualquer tipo de carne e/ou peixe. 

Mas porque é que existem pessoas que optam por não comer nem carne nem peixe, se o ser humano é omnívoro?


Efectivamente, o número de "adeptos" deste regime alimentar tem vindo a crescer de forma significativa em todo o planeta. Alguns dos motivos apresentados prendem-se com: problemas de saúde que estão associados à ingestão prolongada de carne com hormonas e outros aditivos alimentares; com a violência e crueldade praticada sobre os animais  utilizados pelas indústrias alimentares de carne; o consumo prolongado de carne promove o aumento da agressividade devido ao excesso de proteína e de hormonas ingeridas pela dieta alimentar. 


Com a ausência de carne e peixe, a principal fonte de proteínas, a dieta vegetariana não corre o risco de ser um regime alimentar pobre neste nutriente?

Não. O vegetariano apenas necessita de fazer uma alimentação equilibrada para que tal não aconteça. Assim, alimentos como os ovos e os produtos lácteos são uma boa fonte de proteína. Para além disso, existem outros alimentos que são ricos em proteínas e que constituem substitutos alimentares para a carne e o peixe: leguminosas, soja, tofu, seitan, entre outros.




 Assim como a pirâmide alimentar vegetariana é diferente:



2 comentários:

  1. De nada :) Caso exista um outro tema que gostasse de ler neste blog e que ainda não foi escrito, por favor, envie a sua sugestão para : o.cha.das.cinco@gmail.com

    ResponderEliminar