terça-feira, 1 de novembro de 2011

Afinal a chicha não é assim tão inofenciva para a nossa saúde!



 Nos dias de hoje cada vez se está mais na moda fumar o tão mítico cachimbo de água, vulgo de chicha. Torna-se comum vermos casas dedicadas ao consumo deste género de tabaco e  a publicidade em volta do mesmo é classificada como apelativa. Ora veja-mos é nos dito que cheira bem, que sabe ainda melhor, que induz o relaxamento e acima de tudo que "não é nociva para a nossa saúde". Para isto confrontam-nos com os valores de nicotina indicados no pacote deste género de tabaco.



Porém trata-se simplesmente de PUBLICIDADE ENGANOSA, O TABACO DE ÁGUA É BEM MAIS NOCIVO DO QUE UM CIGARRO!

Efectivamente, estudos levados a cabo pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Fundação Luxemburguesa contra o Cancro, demonstram que o fumo inalado pela chicha corresponde ao fumo inalado por 100 a 200 cigarros! E também é do conhecimento científico que a quantidade de nicotina inalada neste género de tabaco é suficiente para criar dependência.  Para além disso, na maioria das vezes, a boquilha da mangueira do tabaco de água é utilizada por mais do que uma pessoa o que por sua vez contribuí para aumentar o risco de contrair  patologias como : herpes, tuberculose, hepatites, entre outras.

Os pacotes de tabaco destinados ao cachimbo de água, caracterizam-se por terem aromas e paladares apelativos  e do agrado da maioria das pessoas e muitas vezes a informação que têm acerca da quantidade e/ou ausência desta relativa ao alcatrão não são 100% verdadeiras. Isto porque, apesar dessa quantidade ser baixa, acontece que o fornilho do cachimbo é revestido por uma quantidade de tabaco muito superior àquela que consta de uma unidade de cigarro. Logo, a sua combustão origina quantidades de alcatrão significativamente superiores comparativamente com as que se formam pela queima de um cigarro.

Contudo, existe quem defenda que substâncias como leite, água, bebidas alcoólicas, entre outras contribuem para filtrar esse excesso de tabaco. Porém esta teoria foi destronada por estudos científicos. 



Existe ainda a acrescentar o malefício acrescido pela inalação exagerada do monóxido de carbono,  fruto da quantidade elevada de fumo inalado e da fonte de calor ser habitualmente composta por carvão e brasas que produzem fortes doses de monóxido de carbono, entre 100 e 200 vezes superior, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares.
Assim, enquanto que fumar um cigarro dura geralmente cinco minutos e implica uma inalação de 300 a 500 milímetros de fumo, um cachimbo de água pode durar entre 20 a 60 minutos, com volumes inalados de mais de 10 litros de fumo.

- in Jornal Contacto




Sem comentários:

Enviar um comentário