quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Saga Luz e Escuridão



Esta colecção de livros escrita por Stephenie Meyer retrata um amor platónico entre uma adolescente e um vampiro centenário através de um linguagem corrente e muito simples. A construção das personagens deixa muito a desejar pois os seus comportamentos nem sempre são concordantes com os traços de personalidade que a autora lhes confere. 
O desenrolar da história pode ser comparado a um argumento de telenovela com personagens sobrenaturais como o caso dos vampiros e lobisomens que permanecem como mito na sociedade apesar de viverem entre humanos, mantendo a sua verdadeira identidade desconhecida. Contudo, o ponto forte deste enredo consiste em criar uma história cujos alicerces residem na essência dos vulgos contos de fada para crianças, só que neste caso centra-se em adolescentes. Ora vejamos, a história trás uma visão mais esperançosa e optimista do que a realidade. Neste enredo, uma adolescente recém chegada, que não possuí qualquer característica que a torne especial ou que a destaque das outras adolescentes (tímida; a sua inteligência não é acima da média; não tem jeito para desporto; não tem nenhum hobbie; não é bela nem popular,...). Em suma, Bella é a típica rapariga que passaria completamente indiferente a tudo e a todos no secundário. Porém, a autora torna esta personagem o alvo de interesse romântico de pelo menos três outras personagens, incluindo o vampiro mais desejado por todas as outras adolescentes do liceu e às quais este nunca tinha dado a menor importância. Então, este mesmo  vampiro centenário vive com Bella, a rapariga desinteressante, uma história de amor semelhante às retratadas nas histórias infantis dos príncipes e princesas.
Toda esta dose de "romantismo" aliada a uma boa dose de vampiros e lobisomens bonzinhos (visto que habitualmente são retratados como arqui-inimigos dos humanos) constituí um produto final adoravél para qualquer adolescente ou pré-adolescente e adultos fãs de literatura relacionada com o tema.

Cada  um dos volumes foi adaptado para filme, cujo nome é idêntico ao título de cada volume. Aqui ficam os traillers:
  • Crepúsculo

  • Lua Nova

  • Eclipse

  • Amanhecer (este dividiu-se em 2 filmes: parte 1 e parte 2)

  

Sem comentários:

Enviar um comentário