quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Homem de São Petersburgo de Kent Follet


Esta obra literária é apresentada como uma aliciante trama política repleta de acção que promete cativar o leitor. Contudo, sou obrigada a discordar desta descrição da obra! Apesar de admirar a obra deste autor, esta obra fica aquém do que este nos tem habituado. 
 Apesar de O Homem de São Petersburgo aborda de facto uma trama policial histórica cuja a história central deste livro não passa de um romance impossível simples, pouco original e já muito utilizado por vários escritores ao longo dos anos. Apesar de o enredo estar bem estruturado, carece de interesse e a componente romântica é "disfarçada" ou melhorada, se preferirem, enriquecida com a abordagem a questões do movimento feminista, dos direitos das mulheres, as assimetrias sociais e com algumas questões Histórias. Só que tais assuntos mostram-se impotentes para destruir a previsível trama cujo final não se pode classificar como o oposto a surpreendente.
Porém não deixem de ler, nem que seja para formularem opostas a esta que acabei de exprimir, caso seja essa a vossa convicção ou em caso contrário para concordarem comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário