terça-feira, 29 de novembro de 2011

Síndrome de Cotard





  •  O que é?
 Trata-se de uma patologia rara neuropsiquiátrica, segundo a qual o paciente acredita que está morto e que tem partes do seu corpo em necrose. 
  O síndrome de Cotard apresenta uma prevalência semelhante entre géneros.



 
  • Mas porquê esta designação?
Atribuí-se a designação de Síndrome a esta condição pelo facto da mesma reunir um conjunto de sinais e sintomas observáveis na área da patologia sem causa aparente. 

Cotard pois este síndrome foi descoberto por Jules Cotard (1840-1889).



  • Causas/factores que podem contribuir para esta condição:
 - Desordem neurológica e/ou biológica;
-  Estrutura cerebral diferente que pode ter resultado num atrofia cortical ou numa hipertrofia cortical;
- Depressão grave;
- Psicose;
  • Sinais e Sintomas:
 - Oscilações comportamentais e de humor;
- Delírios, visões e alucinações ( cheiro a putrefacção; sensação de perda dos órgãos vitais; larvas a circularem nos vasos sanguíneos; ausência de sangue e de outros fluidos corporais);
- Mal estar físico;
- Dores ao longo de todo o corpo;
 - Culpabilidade e irritabilidade;
- Auto- mutilação e tentativas repetidas de suicídio;
- Sub-nutrição: devido à ilusão de estar morto e como tal considera inútil alimentar-se;
- Dificuldade em reconhecer locais e pessoas;
- Ilusões de caracter hipocondríaco;
- Micromania Vs Macromania.

 Tratamento: 
Esta condição não tem cura total, contudo existem alguns procedimentos de tratamento que visam aliviar e reduzir os sintomas:

  •  Terapia electrocumpulsiva: restaura a circulação sanguínea na área afectada;
  • Psicanálise e acompanhamento psiquiátrico: Auxilia a encarar a realidade;
  • Terapia medicamentosa:  Ajuda a controlar a depressão, psicose e na melancolia.

Alimentação Saudável

Os aspectos essenciais a saber para ter uma Alimentação Saudável :







quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"Get Your Sting and Blackout Tour" Scorpions Live





Foi nesta data, classificada por muitos como mítica (11/11/11) que a maior banda alemã de sempre subiu ao palco do Pavilhão Atlântico em Lisboa pela última vez.

Apesar de a subida ao palco da banda estar marcada para as 21.00H passavam cerca de 12 minutos quando James Kottak e companhia brindaram cerca de 19 mil pessoas com a sua presença, ao mesmo tempo que se ouvia: "Children of all ages please wellcome the Scorpions!". De facto esta saudação não poderia ser mais acertada, uma vez que o público era bastante heterogéneo! Estavam presentes fans cuja faixa etária variava entre os os 13 aos 60 anos, aproximadamente. E a entrada foi rompante:


Seguiram-se cerca de duas horas de espectáculo dadas por este senhores que são conhecidos por Scorpions desde 1965 e devo desde já dizer que apesar da sua idade já avançada não lhes faltou a chamada "genica"! Foram extremamente dinâmicos e interactivos com o público tocando, sem sombra de dúvida, para este e não para eles, ao contrário do que se vê hoje com muitas das bandas que surgiram há pouco tempo.
Klaus, Rudolf, James, Pawel e Matthias saltaram, correram e saudaram os seus admiradores vezes sem conta por todos os cantos do palco, chegando a fazer uso em várias músicas da passadeira situada a meio do palco e que se estendia para a plateia de forma a que estivessem mais próximo do público. Tudo isto muito bem combinado com os dispositivos de luzes, uma bateria cuja que subia e descia, pequenas animações que surgiam no ecrã central (colocado por cima da bateria de Kottak) e com outros 2 ecrãs laterais. Quanto à qualidade do som, bom... Essa não esteve ao seu mais alto nível (como podem constatar nos vídeos). Porém é algo que caracteriza a sala de espectáculos do Pavilhão Atlântico, a acústica não é a melhor.
 

Ao longo destas 2 horas percorreram muitos dos êxitos que os marcaram nestes 40 anos, cujo alinhamento constou de:


"Sting in the Tail"
"Make it Real"
"Bad Boys Running Wild"
"The Zoo"
"Coast to Coast"
"Loving you Sunday Morning"
"The Best is Yet to Come"
"Send Me An Angel"
"Holiday"
"Raised on Rock"
"Tease me, Please Me"
"Dynamite"
Kottak Attack
"Blackout"
Six String Sting
"Big City Nights"

Encore

 
"Still Loving You"
"Wind of Change"
"Rock You Like a Hurricane"
"When The Smoke is Going Down"
 

 Como podem constatar o concerto foi marcado pela dicotomia entre baladas e um registo mais agitado caracterizado pelo rock. O que também permitiu aos elementos da banda descansar, isto é, naqueles mais slows Kottak aproveitava para repousar um pouco e durante o solo de bateria deste os restantes habitantes de Hannover também tiravam uma pequena pausa.

Como melhores momentos da noite,destaco:

  • O solo espectacular de Kottak, onde para além de solicitar a intervenção do público este era acompanhado por um pequeno vídeo em modo "short story" que incluiu álbuns da banda. 
    Pelo facto de considerar que por muito cuidadosa que fosse a minha escolha de palavras esta não faria justiça ao que aconteceu deixo o vídeo:

 
  • A balada "Send me an Angel" chegando a ser comovente para alguns dos fans devido ao seu carácter tão intimista, acompanhada pelas luzes dos telemóveis da audiência;
  • "Raised On Rock" , "Tease Me, Please" , "Dynamite" e "Black out" pela nostalgia que criou e pela energia frenética e contagiante que os músicos lhe impingiram e com a qual conseguiram contagiar o público.
  • " Still Loving You" e " Rock You Like a Hurricane" por terem sido deixadas para último alimentado e aguçando o desejo de as ouvir pelo público que explodiu de contentamento quando estes clássicos foram tocados.
 
 Apesar de ter sido nítido que o quinteto adorou tocar nesta noite para uma assistência portuguesa (sentimento expressado verbalmente, pelas bandeiras portuguesas que surgiram em palco, pela energia e dedicação dos músicos e pelas expressões faciais de contentamento) a despedida não podia deixar de ser emocionante! Os agradecimentos quer dos músicos para com a audiência e vice versa foram efusivos, ao ponto em que James Kottak foi o 1º a abandonar o palco visivelmente emocionado !




Dia Internacional do Homen






É comum no dia internacional da Mulher ouvir-mos pequenos comentários por parte de membros do clã masculino de que é injusto apenas existir uma data simbólica apenas para as mulheres e não existir o mesmo para os Homens. Porém, este género de opinião não tem fundamento, visto que existe mesmo um dia do ano dedicado aos direitos masculinos! O Dia Internacional do Homem é comemorado a 19 de Novembro de cada ano desde 1999!




Efectivamente a comemoração desta data conta com o apoio da ONU, UNESCO , bem como de grupos de defesa dos direitos masculinos dos vários continentes.

 Nesta data os elementos os Homens comemoram  e realçam os seus marcos adquiridos na sociedade até à data, destacando nesta a sua imagem positiva. Para além disso, esta data também constituí um marco ao incentivo dos Homens para que denunciem eventuais discriminações que possam ter decorrido em áreas pilares da sociedade (direito, educação, comunicação social, saúde,...).

Esta data tem como finalidade/ Objectivos:
  • Melhorar as relações entre ambos os géneros, promovendo uma maior igualdade entre estes;
  •  Promover modelos masculinos positivos, não apenas de figuras públicas mas também  homens do dia-a-dia cujas vidas são decentes e honestas;
  • Celebrar os contributos masculinos para a sociedade, comunidade, família, casamento e meio-ambiente;
  •  Ponderar sobre a saúde do homem e seu bem estar aos vários níveis: social, emocional, físico e espiritual;
  • Destacar/denunciar a discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito;
  •  Potenciar um mundo melhor no qual os seus habitantes se sintam seguros e tenham a oportunidade crescer  alcançando o seu pleno potencial.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ler com luz reduzida


Todos nós já ouvimos dizer que não devemos ler em locais onde exista pouca luz pois isso faz mal estraga a visão. Ao que parece, a Ciência, tem uma opinião diferente! Segundo um artigo tal afirmação não passa de um mito! Neste são referidos os efeitos secundários de ler nestas condições deficientes (astenoptia, dores de cabeça, névoas, entre outros) porém nenhum desses efeitos atinge um carácter de permanente, sendo considerados danos momentâneos sem consequência a médio ou a longo prazo ;)



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Feira das Vaidades




Um obra soberba de William Makepeace Thackeray, descrita pelo autor como uma novela sem herói, de 1847. Trata-se de um clássico da literatura marcado por uma crítica à sociedade Inglesa do século XIX, em que a personagem principal, Rebecca Sharp,  apesar de não dispor de rendimentos ambiciona alcançar um lugar cimeiro na alta sociedade. E para atingir o seu fim esta alpinista social não olha a meios! Será que Becca ao atravessar momentos de injustiça, manipulação, alegrias, vinganças, sofrimento e paixão que marcam esta obra conseguirá alcançar os seus objectivos? E a que custos?
Sem dúvida uma leitura a não perder!
Existem também duas adaptações cinematográficas que vos recomendo. A primeira uma mini série com qualidade da BBC, cuja qualidade e respeito e fidelidade pela obra é realmente muito boa! A personagem principal é intrepertada por Natasha Little e o seu desempenho é extraordinário, na minha opinião constituí o melhor desempenho da carreira desta atriz! Deixo-vos um pequeno excerto:


Quanto ao filme mais recente, este remonta a 2004 e a interpretação de Becca recai sobre Reese Witherspoon, cujo desempenho apesar de satisfatório ficou muito abaixo do mesmo feito por Natasha na mini série referida anteriormente. Fica aqui o trailer:




A verdade das bebidas energéticas

A venda deste género de bebidas tem vindo a subir de forma considerável no nosso país, só que em países como França, Noruega e Dinamarca a sua comercialização apenas é feita sob receita médica.

Mas então quais as propriedades destes líquidos para que a sua comercialização não seja feita de forma liberal por todo o mundo?


Efetivamente, são bebidas com um teor elevado de SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS, bem como níveis altos de taurina e cafeína. Assim, em média, uma lata de bebida energética corresponde:



É também devido a esta composição explosiva que estas bebidas proporcionam energia:


 A TAURINA proporciona um aumento da nossa performance física e a glucuronolactona promove uma melhoria na concentração. 
Convém não esquecer que a ingestão de quantidades excessivas deste líquido tem efeitos secundários pouco agradáveis, como:
  • privação de sono;
  • acidez no estômago;
  • perda de lucidez, quando misturada com bebidas alcoólicas; 
  • problemas cardíacos.


As Aventuras de Tintin: o Segredo do Licorne




Tintin compra uma miniatura de um modelo de um galeão antigo e segundos após a compra surgem vários interessados em comprar o mesmo artigo a Tintin, seja por que preço for. Apesar deste não o vender o artigo é roubado. E nessa altura que Tintin e Milu se apercebem que existe algo de misterioso e interessante em volta do navio. Começa então uma aventura, na qual a personagem principal está envolvida deparando-se com a morte de um desconhecido;  cria amizade com o Capitão Haddock; descobre o segredo do navio roubado; fugas e perseguições do descendente do pirata Rackham. Toda esta aventura é acompanhada de uma leve dose de humor.
Trata-se de um filme competente que promete 1h47min agradáveis de aventura. Contudo, não é o melhor filme de Steven Spielberg. Ainda a acrescentar que o final sugere uma continuação num segundo filme, o qual será realizado por  Peter Jackson.

Apesar de ser exibido em 3D o filme apresenta poucas cenas de 3D.

Fica o trailer do mesmo:





O Julgamento de Nuremberg


 O livro Julgamento de Nuremberg retrata de forma figdigna com excertos de elementos processuais,  testemunhos na primeira pessoa entre outras provas sobre o julgamento  de vinte e quatro dos principais criminosos do regime nariz, responsáveis por hediondos crimes de guerra, perante o Tribunal Militar Internacional. Este acontecimento decorreu no intervalo de tempo compreendido entre 20 de Novembro de 1945 e 1 de Outubro de  1946, na cidade alemã de Nuremberg.
A obra tem inicio no momento em que as tropas aliadas iniciam a busca/caça aos fugitivos nariz após o termo da 2ª Guerra Mundial e acompanha todo o processo que se segue, desde o julgamento até à execussão das sentenças decretadas pelo tribunal.

Trata-se de um documento histórico chocante e de difícil leitura para pessoas sensíveis, visto expor a nu e cru e com todos os detalhes acerca das barbaridades praticadas durante a Segunda Guerra Mundial, como por exemplo o que aconteceu nos campos de concentração e extermínio. Para além disso, o leitor é frequentemente confrontado com atitudes anti-semíticas e irracionais originadas pela propaganda nazi anti-judeus e também por pura maldade, por parte dos réus deste julgamento.

É uma proposta de leitura para todos, independentemente de ser um tema de agrado ou não, pois o que aqui é referido é pura realidade e apesar de ter decorrido num passado distante, é bom que as pessoas tenham plena consciência de tudo o que se passou para que possamos aprender com os erros da humanidade e que os mesmos não se venham a repetir.

Existem várias adaptações cinematográficas, sendo a melhor versão a de 1961 , tendo sido premiada com um Gobo de Ouro e dois Óscares (melhor filme e melhor ator):



Quanto à mais recente adaptação, de 2001, na minha opinião foi um total fracasso pois em três horas de filme é dada maior relevância à vida pessoal do advogado e da relação entre um dos guardas e um dos acusados do que aos factos de maior relevâncias: os crimes hediondos. Obtendo estes um papel secundário sendo que muitos deles nem sequer são referidos. Contudo fica aqui o trailer:




terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Conde de Monte Cristo

 Obra escrita por volta de 1840, mas ainda nos dias de hoje é uma das obras mais vendidas. Sem dúvida uma obra brilhante, extremamente bem escrita, cativante e intrigante e ao nível da qualidade que caracteriza Alexandre Dumas.
 Este romance caracteriza a história de vida de Edmond Dantés. Esta personagem encontra-se no inicio da sua vida adulta e tem possibilidades de alcançar os seus sonhos tornados realidade num futuro muito próximo... Contudo, vê essa oportunidade a escorregar-lhe entre os dedos como areia devido a traições de outras personagens, uma delas o seu melhor amigo. Com o passar do tempo, surge uma oportunidade de Edmond recuperar a sua vida de volta... só que desta vez a personagem principal ambiciona mais que isso! Deseja vingar-se daqueles que o traíram, fazendo com que estes sofram aquilo que ele sofreu... Será que consegue? E será que isso o deixará satisfeito?


Esta obra foi adaptada  ao cinema cerca de dez vezes: de  1918 a 2002.

Aproveito para deixar a sugestão do filme mais recente da adaptação desta obra, cujo trailer podem ver:



duração do filme: 113 mim
IMDB classificação: 7.6/10
metascore: 61/100



O chá das 5:00h



Bebida oriunda da China que foi trazida em meados do século XVI, pelos Heróis do Mar em plena época dos Descobrimentos.

Apesar de atualmente se associar esta bebida uma tradição britânica: o chá das cinco, esta prática não foi motivada pelo povo britânico mas sim por uma nobre Portuguesa: D. Catarina de Bragança. 

D. Catarina , filha do rei de Portugal D. João IV, casou com  o rei Carlos II de Inglaterra. E foi durante o reinado do seu marido que esta instituiu a tradição de se beber chá quente acompanhado de bolos diariamente. Esta prática tornou-se um hábito e deste passou a tradição. Tendo sido esta a origem do tradicional Chá das cinco.







Anna Karenina





Romance de Leo Tolstoy, considerado um clássico da literatura, e sem dúvida uma obra a não perder!

Apesar de o enredo propriamente dito da obra não ser algo de extraordinário, a forma como Tolstoy retrata cada personagem, o que estes são, sentem, pensam e planeiam torna a obra digna de sublime interesse. O leitor sente a sensação de estar preso à história e a querer saber o que se irá desenrolar no próximo capítulo. Esta obra é sem dúvida, uma verdadeira obra de arte! O modo como o autor construiu cada personagem e a forma como consegue criar todo o enredo em volta das mesmas é algo que não está ao alcance de mais nenhum escritor, visto que é um dom característico de Tolstoy.
Por isso não se deixem assustar pelo volume de páginas e desfrutem desta dádiva para a humanidade :)


A história desenrola-se na época dos Czares em que a personagem principal é casada e mãe de um filho, visita o seu irmão com o objectivo de persuadir a esposa deste a não por fim ao seu casamento. É nesta visita que Anna conhece um aristocrata militar por quem se apaixona profundamente..... O que será que Anna fará?
Paralelamente À história de Anna, é contada a vida de Lievin. este pertence ao mundo rural e apesar de abastado também ele se depara com problemas amorosos: apaixonando-se por uma donzela que recusa o seu pedido de casamento pois pretende contrair matrimónio com o jovem aristocrata militar por quem Anna se apaixonou.... E agora? O que será que acontecerá a cada uma destas personagens?
 
Boa leitura :)

Afinal a chicha não é assim tão inofenciva para a nossa saúde!



 Nos dias de hoje cada vez se está mais na moda fumar o tão mítico cachimbo de água, vulgo de chicha. Torna-se comum vermos casas dedicadas ao consumo deste género de tabaco e  a publicidade em volta do mesmo é classificada como apelativa. Ora veja-mos é nos dito que cheira bem, que sabe ainda melhor, que induz o relaxamento e acima de tudo que "não é nociva para a nossa saúde". Para isto confrontam-nos com os valores de nicotina indicados no pacote deste género de tabaco.



Porém trata-se simplesmente de PUBLICIDADE ENGANOSA, O TABACO DE ÁGUA É BEM MAIS NOCIVO DO QUE UM CIGARRO!

Efectivamente, estudos levados a cabo pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Fundação Luxemburguesa contra o Cancro, demonstram que o fumo inalado pela chicha corresponde ao fumo inalado por 100 a 200 cigarros! E também é do conhecimento científico que a quantidade de nicotina inalada neste género de tabaco é suficiente para criar dependência.  Para além disso, na maioria das vezes, a boquilha da mangueira do tabaco de água é utilizada por mais do que uma pessoa o que por sua vez contribuí para aumentar o risco de contrair  patologias como : herpes, tuberculose, hepatites, entre outras.

Os pacotes de tabaco destinados ao cachimbo de água, caracterizam-se por terem aromas e paladares apelativos  e do agrado da maioria das pessoas e muitas vezes a informação que têm acerca da quantidade e/ou ausência desta relativa ao alcatrão não são 100% verdadeiras. Isto porque, apesar dessa quantidade ser baixa, acontece que o fornilho do cachimbo é revestido por uma quantidade de tabaco muito superior àquela que consta de uma unidade de cigarro. Logo, a sua combustão origina quantidades de alcatrão significativamente superiores comparativamente com as que se formam pela queima de um cigarro.

Contudo, existe quem defenda que substâncias como leite, água, bebidas alcoólicas, entre outras contribuem para filtrar esse excesso de tabaco. Porém esta teoria foi destronada por estudos científicos. 



Existe ainda a acrescentar o malefício acrescido pela inalação exagerada do monóxido de carbono,  fruto da quantidade elevada de fumo inalado e da fonte de calor ser habitualmente composta por carvão e brasas que produzem fortes doses de monóxido de carbono, entre 100 e 200 vezes superior, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares.
Assim, enquanto que fumar um cigarro dura geralmente cinco minutos e implica uma inalação de 300 a 500 milímetros de fumo, um cachimbo de água pode durar entre 20 a 60 minutos, com volumes inalados de mais de 10 litros de fumo.

- in Jornal Contacto