O livro Julgamento de Nuremberg retrata de forma figdigna com excertos de elementos processuais, testemunhos na primeira pessoa entre outras provas sobre o julgamento de vinte e quatro dos principais criminosos do regime nariz, responsáveis por hediondos crimes de guerra, perante o Tribunal Militar Internacional. Este acontecimento decorreu no intervalo de tempo compreendido entre 20 de Novembro de 1945 e 1 de Outubro de 1946, na cidade alemã de Nuremberg.
A obra tem inicio no momento em que as tropas aliadas iniciam a busca/caça aos fugitivos nariz após o termo da 2ª Guerra Mundial e acompanha todo o processo que se segue, desde o julgamento até à execussão das sentenças decretadas pelo tribunal.
Trata-se de um documento histórico chocante e de difícil leitura para pessoas sensíveis, visto expor a nu e cru e com todos os detalhes acerca das barbaridades praticadas durante a Segunda Guerra Mundial, como por exemplo o que aconteceu nos campos de concentração e extermínio. Para além disso, o leitor é frequentemente confrontado com atitudes anti-semíticas e irracionais originadas pela propaganda nazi anti-judeus e também por pura maldade, por parte dos réus deste julgamento.
É uma proposta de leitura para todos, independentemente de ser um tema de agrado ou não, pois o que aqui é referido é pura realidade e apesar de ter decorrido num passado distante, é bom que as pessoas tenham plena consciência de tudo o que se passou para que possamos aprender com os erros da humanidade e que os mesmos não se venham a repetir.
Existem várias adaptações cinematográficas, sendo a melhor versão a de 1961 , tendo sido premiada com um Gobo de Ouro e dois Óscares (melhor filme e melhor ator):
Quanto à mais recente adaptação, de 2001, na minha opinião foi um total fracasso pois em três horas de filme é dada maior relevância à vida pessoal do advogado e da relação entre um dos guardas e um dos acusados do que aos factos de maior relevâncias: os crimes hediondos. Obtendo estes um papel secundário sendo que muitos deles nem sequer são referidos. Contudo fica aqui o trailer:
Sem comentários:
Enviar um comentário