Sempre foi abordado que os indivíduos fumadores e/ou consumidores excessivos de bebidas alcoólicas apresentavam maiores probabilidades de contrair cancro da garganta do que os indivíduos que não têm estes hábitos. Porém, as estatísticas indicam que indivíduos que apresentem uma deficiência de vitamina A e/ou que contraiam algumas variantes de infecção provocada pelo HPV ( Papilomavírus Humano) também têm uma probabilidade muito elevada de desenvolverem cancro da garganta.
Como posso evitar estes 2 factores de risco?
Esta vitamina é fundamental ao bom funcionamento do nosso organismo. A presença desta no nosso organismo deve ser equilibrada, pois quer a sua carência quer o seu excesso provocam graves consequências. Tal pode ser detectado através de análises ao sangue. Contudo, a sua carência manifesta-se pelos seguintes sintomas:
- Xeroftalmia;
- Infecções Frequentes;
Em caso de carência desta vitamina deve fazer uma alimentação rica nas principais fontes alimentares de vitamina A:
- Gemas de ovos;
- Lacticínios;
- Frutas e Legumes;
Este vírus ataca os queratinócios das mucosas e da pele do nosso organismo. É um vírus que apresenta cerca de 200 variações diferentes!
A sua principal forma de transmissão é por via sexual, logo a melhor forma de evitar é usar preservativo sempre que tiver relações sexuais.