quinta-feira, 11 de julho de 2013

Doar Medula Óssea


Muitas pessoas ainda acreditam no mito de que para ser doador de medula óssea é muito perigoso para a nossa saúde.... Ou que para poder ser doador é necessário ser submetido a uma intervenção cirúrgica.... ou até que é extremamente doloroso.
Na verdade, não se trata nada disso ! Basta a pessoa interessada (com idade compreendida entre os 18 e 45 anos) com hábitos de vida saudáveis dirigir-se ao Hospital mais próximo, na zona de dador de sangue, e inscrever-se para ser doador. Depois disso é avaliado pelo médico (calma! é uma avaliação rápida, se o processo todo com avaliação e colheita durar 1 hora é muito :)  ).
Se o médico o/a considerar um potencial dador é feita uma pequena colheita ( muito semelhante à colheita de sangue mas em muito menor quantidade, também na zona do braço) e assim sendo fica inscrito no banco de dadores de medula óssea :)

Para mais informações, veja os seguintes sites:

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+orgaos+e+transplantes/medulaossea.htm

http://www.online24.pt/como-doar-medula-ossea/


É fácil, simples e rápido :)


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Incontinência Urinária

o que é?

A incontinência Urinária define-se pela perda involuntária de urina, objectivamente demonstrável com tal grau de severidade que se torna num problema social e/ou higiénico.


De   acordo com  a Associação Portuguesa de Urologia (APU) e a Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uro-Ginecologia (APNUG), a incontinência urinária afecta cerca de 600 mil portugueses. Isto é, aproximadamente, 1 a cada 4 pessoas padece desta condição.


O que fazer?

Atualmente, a sociedade portuguesa assume o mito de que a única solução para quem é incontinente é usar fraldas ou então ser submetido a uma intervenção cirurgica. Na verdade, a primeira linha de intervenção deve passar pelos cuidados de fisioterapia. Visto que apesar de a IU poder ser originada por várias causas, a maioria está relacionada com a fraqueza da musculatura do pavimento pélvico. Logo, a intervenção da fisioterapia auxilia na reactivação do controle e fortalecimento desses mesmos músculos, atribuindo ao utente a capacidade de continência.

Onde me posso tratar?

A sugestão é :